É um espaço interativo que propõe conteúdos cujos repertórios perpassam o reconhecimento e valorização da arte, entendendo-acomo um produto cultural, histórico e evolutivo.
Trata-se de uma dinâmica para estimular o estudo, a pesquisa e o pensamento nesse campo de conhecimento, afim de despertar uma maior autonomia da individualidade na produção, na reflexão e apreciação da arte.
A arte é ainda considerada por muitos como um campo fascinante e inacessível. Porém, esse distanciamento não coaduna com o fato de que todos nós somos capazes de construir pensamentos artísticos.
Desta forma, é fundamental o conhecimento teórico da amplitude e dinamismo que demanda esse tema e, assim, transitar em um processo de desconstrução para a ressignificação de pertencimento.
O universo da arte é aberto, polissêmico e democrático, não há que se pensar em uma rigidez estrutural para ser possível um diálogo entre emissores e receptores.
A arte está mais próxima do que pensamos, e enxergá-la é, a priori, consequência de um abertismo filosófico conceitual livre de imposições estruturais.
O Lápis Lazúli convida para degustarmos juntos, com carinho e respeito, esse tema caloroso e vibrante, celebrando-o sob variadas formas de abordagens, sejam através de resenhas, entrevistas, fotografias, poesia, etc.